#165 - Meditações Marcus Aurelius - Livro X - Parte 10/10 - Estoicismo
# 165 - Meditações Marcus Aurelius - Livro X Parte 10/10 - Estoicismo
34. A quem foi preenchido pelos princípios verdadeiros, basta uma citação, ainda que curta ou corriqueira, para se recordar de que não se deve deixar dominar pela tristeza ou pelo medo. Por exemplo: Folhas, o vento as espalha pelo chão;O mesmo se dá com as gerações mortais...
Seus filhos são como tais folhas [ao vento]. Igualmente são todas essas aclamações e aplausos que se pretendem sinceros ou, no sentido oposto, as zombarias ocultas. Como folhas [ao vento] também serão aqueles que celebrarão a sua glória póstuma.
Ora, todas as folhas nascem na primavera, depois vem o vento e as leva embora, e logo a floresta as substitui por outras folhas. Assim são todas as coisas, como folhas passageiras; e, no entanto, você as evita ou deseja como se fossem eternas...
Mais algumas estações, e cerrará os seus olhos. E aqueles que chorarem a sua morte também serão lamentados, ainda por outros, quando o vento os levar deste mundo.
35. O olho sadio deve ver tudo o que é visível, e não querer apenas o verde, como ocorre com o olho doente. O ouvido e o olfato sadios devem estar preparados para todos os sons e odores. O estômago sadio deve digerir bem todos os alimentos, assim como o moinho tritura os grãos que lhes são dados para moer.
Da mesma forma, o pensamento sadio deve estar preparado para tudo o que se passa na vida. Aquele que diz: “Que meus filhos sobrevivam!” ou “Que todos louvem minhas ações!” se comporta como o olho que quer apenas o verde, ou os dentes que só aceitam mastigar o que for macio.
36. Ninguém é completamente afortunado na vida ao ponto de não ter, no momento da morte, ninguém que comemore tal passagem. Era sábio e virtuoso? Não faltará quem diga: “Afinal, vamos nos ver livres deste instrutor! Nunca foi severo conosco, mas, em seu íntimo, eu percebi que ele nunca gostou de nós”.
Quanto a nós, quantos motivos existem para que muitos queiram se livrar de nossa presença! Na hora da morte poderá refletir acerca disso, e assim poderá se despedir deste mundo com mais facilidade, pensando: “Deixo uma vida na qual até mesmo os meus concidadãos, por quem tanto trabalhei, rezei e cuidei, chegam a ansiar pela minha ausência, esperando que dela possam tirar algum proveito”. Assim sendo, qual motivo me faz demorar mais tempo por aqui?
No entanto, nem por isso você deve ser menos benevolente para com todos. Segundo a sua natureza, e se mostrando como alguém amável e amistoso, não passará a impressão de que foi como que arrancado da vida. Assim, despede- se dos que o cercam tão facilmente como a alma despede-se do corpo numa morte suave. Pois que, se foi a natureza que o uniu a eles, é a mesma natureza que agora os separa: “Meus caros amigos, os deixo sem revolta nem drama, mas antes de bom grado e tranquilo, já que é esta a vontade da natureza”.
37. Ante cada ação alheia, pratique o hábito de perguntar a si mesmo, sempre que for possível: “Qual a finalidade deste ato?”
Mas comece por si mesmo, examine-se em primeiro lugar.
38. Lembre-se de que reside em seu interior o cordel que o move, tal qual um fantoche. Aí dentro está a voz que persuade, aí habita a vida, aí está o verdadeiro homem. Jamais o confunda com o invólucro que o reveste nem com os órgãos de que ele se serve. Os órgãos são como instrumentos, com a diferença de que foram dados pela própria natureza.
Uma vez separados do princípio essencial que os anima, terão a mesma utilidade que uma lançadeira sem a sua tecelã, uma pena sem o escritor, ou um chicote sem o cocheiro.
Estoicismo é uma fórmula que nos ajuda a superar os desafios e dificuldades da vida.
A filosofia vida estoica foi criada na Grécia a mais de 2000 anos por Zenão e propagada por Epicteto, Marco Aurélio e Sêneca entre outros.
Presente na vida de grandes homens e mulheres em todo o mundo, vem ajudando de forma prática a superar as lutas e os desafios diários. Desde Treinadores e Jogadores da NFL, NBA… Empreendedores de sucesso do vale do silício, grandes estadistas atuais e históricos como George Washington, Winston Churchill, Benjamin Franklin dentre inúmeros outros estoicos.
O Estoicismo é capaz de gerar impactos positivos incríveis nos nossos momentos de dificuldades e desafios. Ele nos traz autoconfiança, alta performance e paz de espírito em meio a qualquer crise, seja ela no trabalho, no relacionamento ou pessoal.
Você pode nos escutar diariamente na Spotify, Apple, e Google podcast e no Instagram buscando por MEDITACAO ESTOICA
@meditacaoestoica @leosimao10 @poderestoico
link tree leo simao
https://linktr.ee/leosimao
www.meditacaoestoica.com.br
#meditacaoestoica #poderestoico #estoico #Estoicismo #filosofiaestoica
#marcusaurelius #marcoaurelio #seneca #epicteto #zenao #epiteto #epictectus
#filosofia #filosofo #sabedoria #amorfati #mementomori #filosofar #autoconhecimento
Se você gostou deste conteúdo compartilhe! Alguém pode estar precisando de escutar isto hoje, seja você a pessoa a levar esta mensagem de força e resiliência, que pode mudar o dia e o destino de alguém.
Aprenda a eliminar a procrastinação e a ansiedade da sua vida e torne-se emocionalmente inabalável diante de qualquer desafio!
Já treinei desde alguns dos maiores empreendedores do Brasil, o Governo do estado de MG, empreendedores Endeavor, YPO, médicos, até as forças especiais do BOPE.
PARA PROGRAMAS EXECUTIVOS, IN-COMPANY E PALESTRAS👇🏻
e-mail: leosimao@calmadamente.com.br
site: https://www.calmadamente.com.br
Aula gratuita no link abaixo!👇🏻
https://calmadamente.com.br/executivo40-c/
Instagram
@leosimaoestoico
https://www.instagram.com/leosimaoestoico/
Youtube
https://www.youtube.com/@leosimaoestoico
Te ajudo a ter Estabilidade emocional e saúde mental em momentos de crise.
Mente forte não é sorte, é treino!
#Estoicismo #meditacaoestoica #leosimao #chamadoestoico #calmadamente #midset #midsetpositivo #sabedoria #estoico #filosofia #meteinabalavel #7lentesdatransformacao #autoconhecimento #poderestoico