estoicismo é um modo de vida!

“Todo o futuro está na incerteza: viva imediatamente.”  Sêneca

Estoicismo é uma filosofia pratica feita para ser utilizada na vida real e não em debates infindáveis de filósofos acadêmicos!


Quantas ideias são sólidas o suficiente para permanecerem relevantes após 2.300 anos?

Muitas escolas de filosofia existiram desde então, mas nem todas tiveram uma influência igualmente profunda na sociedade. Não é possível hoje encontrar Cínicos ou pessoas que (voluntariamente) moram em barris, mas é possível encontrar Estoicos.


Por quê?


O Estoicismo não é uma filosofia de poltrona. De Zenão de Cítio a Ryan Holiday, todos os adeptos dessa corrente filosófica são pessoas que valorizam ações acima de palavras. Os Estoicos nunca fizeram distinção sobre quem você é ou de onde veio.


Outro motivo é que o Estoicismo trata de questões atemporais, como lidar com adversidades, emoções negativas, conhecer a si próprio e investir energia no que importa. Apesar de muito ter mudado nos últimos 2.300 anos, nosso cérebro ainda funciona de forma similar. Lidamos com desafios emocionais parecidos e enfrentamos adversidades diariamente. Dado que a filosofia Estoica trata de questões atemporais, não é surpreendente que ela continue sendo estudada até hoje.


Existem diversos motivos que tornam as ideias Estoicas influentes até hoje. Um dos principais é o fato de muitos conceitos Estoicos serem práticos e direcionados para a ação.


Alguns princípios são contra intuitivos. Outros são quase óbvios. Se dermos o máximo de nós mesmos, e focarmos naquilo que está sob nosso controle, estaremos mais próximos de sermos felizes.

Como alguém poderia discordar disso?

Três diferentes personagens, com três contextos de vida únicos:

Epictetus


(55 - 135) nasceu escravo e, como escravo, chegou a Roma. Após obter sua liberdade, passou a lecionar e depois fundou sua própria escola na Grécia. Apesar de não ter escrito livros, suas aulas foram transcritas por um de seus alunos e, felizmente, sobreviveram ao tempo. Suas aulas e as transcrições foram responsáveis por educar grandes mentes gregas e romanas. Dentre elas, Júnio Rústico, que futuramente se tornaria tutor de Marco Aurélio.

Sêneca


(4 a.C. - 65) foi uma figura pública e uma das pessoas mais ricas de Roma. Foi tutor e conselheiro de Nero, imperador romano que posteriormente o condenou ao suicídio. Foi também um importante dramaturgo, e suas tragédias inspiraram até mesmo peças de Shakespeare. Seu pensamento sobreviveu por meio de suas cartas e seus tratados.

Marcus Aurelius


(121 - 180) é considerado o último dos cinco bons imperadores romanos. Foi o homem mais poderoso da Terra em seu tempo. Ao longo dos últimos anos de sua vida, reservava parte do dia para escrever em seu diário como forma de reflexão. Posteriormente, seu diário foi publicado com o título “Meditações”, e é hoje uma das mais populares obras Estoicas.

#conhecimento

"Se a sabedoria me fosse oferecida sob a condição que eu deveria mantê-la fechada e não divulgá-la a ninguém, eu devo rejeitá-la. Não há aproveitamento na posse de nada valioso a menos que você tenha alguém para compartilhar."  Sêneca, Carta 6.4

Os 5 grandes pilares do Estoicismo

Lembre-se da sua mortalidade


A morte é um fato incontestável da vida. Todos vamos morrer!


Sendo jovem ou velho, rico ou pobre, homem ou mulher... A única questão é quanto tempo ainda temos.


Em seu diário pessoal, que se tornou o livro meditações, o Imperador Marcus Aurelius escreveu como lembrete para si próprio: 


“Você poderia morrer neste exato MOMENTO. Deixe que este pensamento determine o que você vai dizer, fazer ou pensar”.


Quando você coloca sua mortalidade em perspectiva você terá mais facilidade em enxergar aquilo que realmente importa na sua vida, e aquilo que só te faz perder tempo e não tem importância alguma.


“Muitos acreditam ser deprimente pensar sobre a própria morte, mas na verdade esta reflexão diária pode se tornar uma importante ferramenta para te ajudar a encontrar propósito e prioridade na vida.” Sêneca


Os estoicos acham esse pensamento revigorante e que traz humildade.

Amor ao destino


No Estoicismo , significa ou trata-se de aceitação integral da vida e do destino humano mesmo em seus aspectos mais cruéis e dolorosos – aceitação que só um espírito superior é capaz.


“Aceite as coisas que o destino lhe trás, e ame as pessoas que o destino te aproxima, mas faça isso de todo o seu coração".  Marcus Aurelius


É assim que usamos os conceitos Amori Fati, não para exercer mais controle sobre o mundo, mas para assumir a responsabilidade que o destino nos trás e para reagirmos a ele da forma mais sábia possível.


Exercitar o Amor Fati significa aceitar de peito aberto TODOS os acontecimentos da vida. Tanto aqueles que trazem felicidade, prazer e boas memórias, como aqueles que trazem tristeza, sofrimento e angústia.

O bem supremo: as Virtudes


Qual é o bem maior? O que devemos almejar nesta vida? Para os estoicos, a resposta é virtude.


"Tudo o que enfrentamos na vida é uma oportunidade de responder com virtude. Mesmo em situações ruins. Mesmo os dolorosos ou assustadores. É o caminho essencial da vida, não importa quão difícil seja o momento."


Para os estoicos, as quatro virtudes cardinais são: 


1 – Sabedoria

Para os estoicos a  sabedoria é  conhecimento das coisas boas e más e do que não é bom nem mau... conhecimento do que devemos escolher, do que devemos tomar cuidado de, e o que é indiferente. Depois de ter esse conhecimento, a sabedoria finalmente informa a ação. 


2 - Coragem

Certa vez, perguntaram a Epicteto quais palavras ajudariam uma pessoa a prosperar?

“Duas palavras devem ser memorizadas e obedecidas”, disse ele, “persistir e resistir”.


3 - Temperança 

Temperança é o conhecimento de que a abundância vem de ter o que é essencial. Os estoicos costumavam usar temperança como sinônimo de "autocontrole". 


4 - Justiça

"A justiça é a mais importante das quatro virtudes estoicas e fonte de todas as outras virtudes. Afinal, quão impressionante é a coragem se se tratar apenas de interesse próprio? De que adianta a sabedoria se não for usada para todo o mundo?"  Marcus Aurelius


Apenas seguindo a virtude, podemos alcançar a felicidade, o sucesso, a honra e o amor!

O bem comum que nos conecta


Somos feitos uns para os outros, para nos ajudar, para trabalharmos juntos, como pés e mãos. Se uns sofrem, todos sofremos. Se algo não é bom para uns, não será bom para ninguém. Estamos todos interconectados.


"O que é ruim para a colmeia é ruim para a abelha." Marcus Aurelius

Antecipe o mal que pode acontecer


Meditar sobre o que pode acontecer no futuro, quais caminhos podem ser tomados e pensar sobre os piores resultados, é se preparar para tudo isso e, assim, diminuir a ansiedade e simplesmente não ser pego de surpresa com nada que possa acontecer.


"Se você não quer que um homem recue quando a crise chegar, treine-o antes que ela chegue." Sêneca



A origem do Estoicismo


Uma suposta desgraça, que poderia mergulhar Zenão em uma profunda (e aparentemente justificável) depressão, deu a ele uma oportunidade única de embarcar na filosofia. De acordo com Diógenes Laércio, um biógrafo da época, Zenão ainda brincou dizendo:


“Agora que eu naufraguei, enfim embarquei em uma boa jornada.”


Não é à toa que uma filosofia que surgiu em um ambiente público tenha ganhado tanta popularidade ao longo da história. Por quase cinco séculos após sua fundação, o Estoicismo foi uma das mais influentes escolas de pensamento. Suas disciplinas eram praticadas por ricos e pobres, nobres e escravos.


O Estoicismo originalmente foi construído pelos gregos. As ideias de Zenão posteriormente foram desenvolvidas principalmente por Crísipo. Apesar de terem havido diversos filósofos Estoicos gregos, e Crísipo sozinho ter escrito mais de 700 livros, infelizmente nenhuma obra Estoica da época sobreviveu ao tempo.


Dado que o Império Romano absorveu a cultura grega, não demorou muito para o Estoicismo chegar a Roma. Lá viveram três Estoicos (Sêneca, Epictetus e Marco Aurélio), cujas obras felizmente sobreviveram. Por isso, os romanos foram os responsáveis por edificar o Estoicismo da forma como conhecemos hoje.

Pratique a Meditação Estoica comigo, através do meu podcast!

Fique por dentro de todas as novidades!


Receba notificações de novos podcasts e outros conteúdos para melhorar a sua qualidade de vida.

Inscreva-se!

* indicates required
Share by: