#178 - Coragem! - Seneca - Estoicismo
#178 - Coragem! - Seneca - Estoicismo
Estes são tempos de extremismo político crescente. Também são tempos de corrupção e desigualdade crescente. Tendências enormes e alarmantes estão varrendo a cultura, o governo e a economia. Em certo sentido, isso é novo, mas em outros aspectos são uma história tão antiga quanto a sociedade civilizada.
Portanto, a questão não é por que ou o quê, ou quem, ou mesmo como — é onde. Onde está a coragem? Onde estão as pessoas se levantando para parar tudo isso? Onde estão os heróis, grandes e pequenos? O membro da câmara ou do congresso que se recusa a mancomunar com seus colegas corruptos. A celebridade que usa sua plataforma para falar a verdade, em vez de se apropriar no que a multidão decidiu que é certo.
Para os estoicos, a coragem era a maior das virtudes. Ser corajoso o suficiente para tomar uma posição, arriscar o próprio pescoço. Jogar-se na frente do carro para salvar outra pessoa. Ou, como Mario Savio colocou no campus de Berkeley na década de 1960 durante o movimento da Liberdade de Expressão, colocar seus corpos nas engrenagens e nas rodas, nas alavancas, em todo o aparato… para fazê-lo parar.
Coragem também era independência. Recusando-se a acovardar a maioria e, em vez disso, manter-se em um padrão mais alto. Esse padrão era a justiça, outra virtude essencial. Isso significava insistir no que era certo. Atacar a corrupção, a intolerância pela injustiça. Proteger os oprimidos ou os fracos.
Ainda existem heróis por aí? Sim. Vemos isso em Lori Gilbert-Kaye, que morreu protegendo seu rabino de um atirador. Vemos isso quando as pessoas admitem que estavam erradas. Quando os acadêmicos desafiam o politicamente correto e a ortodoxia. Vemos isso quando um colega de classe enfrenta um valentão. Vemos isso quando um bombeiro entra correndo em um prédio em chamas, ou quando um policial corre em direção ao tiroteio. Quando a pessoa comum diz: “Ei, não diga coisas assim. Não trate outras pessoas assim. Não está certo."
Mas não vemos o suficiente. Em parte porque nós mesmos não fazemos isso o suficiente.
Um texto de Ryan Holiday
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