#188 - Meditações Marcus Aurelius - Livro XI Parte 9/10 - Estoicismo
21. Não poderá ser um e o mesmo durante toda a vida o homem cujo propósito de vida não seja, igualmente, sempre um e o mesmo.
Mas não basta dizer isto, se não for esclarecido qual deve ser o propósito. Ora, embora divirjam as opiniões sobre tudo quanto o vulgo, por uma ou outra razão, considera como bens, nós ainda concordamos quanto ao que são os bens comuns e universais, dessa forma o propósito geral deve se voltar para o bem comum da comunidade. Somente quem coloca tal propósito acima de tudo poderá ser, em suas ações, um e o mesmo por toda a vida.
22. Pense no rato do campo e no rato da cidade e, comparando-os, observe como o último é mais temeroso e angustiado.
23. Sócrates costumava chamar a opinião da multidão pelo nome de Lâmia, isto é, monstros que assustam as crianças.
24. Os lacedemônios, nas suas festividades, instalavam os forasteiros em bancos à sombra e sentavam eles próprios em qualquer lugar.
25. Recusando ao convite do filho de Perdicas para que o fosse visitar [na Macedônia], Sócrates disse: “[Recuso], pois não quero perecer pela pior das mortes”; isto é, receber um favor que jamais poderia ser retribuído.
26. Nos escritos dos efésios havia um conselho para que os homens virtuosos do seu passado fossem lembrados todos os dias.
27. Os discípulos de Pitágoras recomendam que, pela manhã, ergamos os olhos para o céu, de modo que, pela contemplação diária dos astros que seguem sempre a mesma rota e executam sempre do mesmo modo a sua missão, tenhamos um exemplo vivo de disciplina e pureza, pois nenhum astro recorre a véus [para ocultar seus atos].
28. Considere que tipo de homem era Sócrates, que se cobriu numa pele de animal, certo dia em que [sua esposa] Xantipa saiu de casa levando o seu manto. Foi isto que ele explicou a alguns dos seus amigos que, envergonhados, buscavam se retirar da sua presença.
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