#71 - Meditações Marcus Aurelius - Livro VI - Parte 2/5 - Estoicismo
Leonardo Simão • 19 de julho de 2022

#71 - Meditações Marcus Aurelius -  Livro VI - Parte 2/5 -  Estoicismo


#71 - Meditações Marcus Aurelius - Livro VI  Parte 2/5 - Estoicismo



Livro VI - Meditações - Marcus Aurelius



15. Algumas coisas estão se precipitando à existência, enquanto outras estão desvanecendo; e, das que vêm à existência, uma parte logo se extingue. Fluxos e mutações renovam o mundo incessantemente, assim como o curso ininterrupto do tempo está sempre renovando a duração infinita das eras.


Nesse rio de coisas, como perceber e contemplar aquela que deságua veloz, sem que sobre ela se possa deter? É como se nos dedicássemos a amar uma dessas aves que passam voando pelo céu, para logo sumirem no horizonte. Assim, nossas vidas não passam de exalação do sangue e respiração do ar: o ato de aspirar e expirar o ar, coisa que fazemos a cada momento, se equivale a receber a faculdade da respiração em nosso nascimento e então devolvê-la ao elemento de onde nós a retiramos, no advento da morte.


16. Não há nenhum valor intrínseco em transpirar como as plantas, respirar ao modo dos animais domesticados ou selvagens, gravar as imagens das coisas, ser governado por impulsos, viver em comunidades ou alimentar-se. Isso tudo pertence à mesma ordem natural da excreção dos resíduos alimentares.


Assim sendo, o que merece valor? Os aplausos? Não, nem as exaltações, que são um movimento de línguas, tanto quanto as palmas são um movimento das mãos. Portanto, esqueça a glória vã do que é conhecido como fama.

Mas o que resta digno de valor? Segundo eu penso, a capacidade de mover- se ou deter-se em conformidade com a sua própria natureza, o que é também o objetivo das artes e do estudo filosófico. Sem dúvida a arte se propõe a encaminhar sempre cada criatura à obra para a qual ela foi criada: o plantador que cultiva a videira, o domador de cavalos, o adestrador de cães, todos visam cumprir a sua arte.


Ora, não é diferente o objetivo da educação e da instrução dos jovens. Sim, aí está o que é digno de valor: caso seja bem-sucedido em tal empreitada, pouco lhe importará o resto. No entanto, será que continuará a prezar tantas outras coisas? Pois se for assim, nunca será livre, nunca bastará a si mesmo, nunca domesticará as suas paixões. Porque nada evitará que tenha inveja, ciúme e desconfiança dos que possam disputar contigo tais coisas, e ainda atacará aqueles que as possuem.


Assim, ser afetado por qualquer uma dessas paixões é, em suma, se desestruturar interiormente, e ofender os deuses. Mas, respeitando e estimando o seu próprio pensamento, seguirá contente consigo mesmo, aos homens será agradável e, junto aos deuses, conviverá em harmonia e tranquilidade. Sem pestanejar você será grato, todos os dias de sua vida, pela parte que lhe coube do destino.


17. O curso dos elementos se direciona acima, abaixo e em círculos. No entanto, a virtude não se inclina para nenhuma destas direções, e sim diretamente ao divino. Ela segue por vias de difícil percepção, mas por fim atinge o seu alvo.


18. Que atitude estranha! Eles não querem louvar seus concidadãos, que vivem em seu próprio tempo, mas fazem questão de obter louvores póstumos, de homens que ainda sequer nasceram, que nunca viram e jamais verão. É quase como se alguém ficasse ofendido por não ter sido lembrado por aqueles que morreram antes mesmo dele nascer!


19. Se algo lhe parece difícil de ser conquistado, não pense que se trata de algo impossível, pois que se é possível e em conformidade com a natureza humana, pense que você também pode eventualmente conquistá-lo.


20. Se acaso alguém nos arranhou durante as lutas nos ginásios ou, ao cair, nos deu uma cabeçada eventual, não devemos nos incomodar, nos ofender, ou suspeitar de que foi algo proposital.


Estoicismo é uma fórmula que nos ajuda a superar os desafios e dificuldades da vida.


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